Hora Certa

Trabalhadores encontram munição do Exército em galpão de reciclagem; esquadrão antibombas foi acionado

Segundo polícia, artefato serve para carregar arma de fogo que lança granadas. Comando Militar do Planalto informou que munição não oferece risco de explos...

Trabalhadores encontram munição do Exército em galpão de reciclagem; esquadrão antibombas foi acionado
Trabalhadores encontram munição do Exército em galpão de reciclagem; esquadrão antibombas foi acionado (Foto: Reprodução)

Segundo polícia, artefato serve para carregar arma de fogo que lança granadas. Comando Militar do Planalto informou que munição não oferece risco de explosão e nem risco à saúde. Munição encontrada por trabalhadores. PMDF Funcionários de uma cooperativa encontraram uma munição do Exército Brasileiro em um galpão de reciclagem, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), no Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira (25). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. O local foi isolado e o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar foi acionado. Segundo a PMDF, o artefato é uma munição de morteiro – arma de fogo que serve para lançar granadas. Em nota, o Comando Militar do Planalto informou que não foi notificado sobre o caso, mas que, com base nas imagens, o artefato se trata de uma parte de munição de exercício, que "não oferece risco de explosão e nem ameaça à saúde pública" (veja íntegra ao final da reportagem). Segundo Vantuil Costa, que trabalha no local, esta não é a primeira vez que um artefato explosivo é descartado desta forma na cooperativa, onde há 58 funcionários (veja vídeo abaixo). "Já é a segunda vez que acontece na nossa cooperativa. É preocupante né, a gente não sabe o que é, vai que isso explode no meio desse tanto de gente", diz Vantuil. Vantuil Costa, presidente da cooperativa de reciclagem, acionou policiais sobre artefato. O que diz o Comando Militar do Planalto "O Comando Militar do Planalto informa que ainda não foi notificado sobre o objeto encontrado na Estrutural nesta segunda-feira (25), o que dificulta uma análise detalhada do material. No entanto, com base nas imagens enviadas pela imprensa, é possível afirmar que se trata de uma parte de munição de exercício, especificamente uma granada de bocal de exercício (Gr Bc Exc AC M3). A inscrição "INERTE" indica que o artefato não apresenta risco de explosão nem ameaça à saúde pública. Ademais, verificamos que o material pertence ao Lote datado de 1990 da empresa CEV (Companhia de Explosivos Valparaba). Essa munição inerte é utilizada em treinamentos de tropas que operam com o fuzil 7,62 e, quando completas, pode ser acionada a partir do disparo desse fuzil". LEIA TAMBÉM: TEMPESTADE: 'Poderia ter acontecido uma tragédia', diz homem arrastado por enxurrada ACIDENTE: Ciclista morre atropelada em rodovia movimentada Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.